Perguntas frequentes

Minha gengiva sangra ao passar fio dental, é normal?

Não. O normal é escovar, passar fio dental e comer sem ter sangramento gengival. Existem várias causas para o sangramento, por isso, é necessária a avaliação profissional.

Qual a durabilidade de um tratamento odontológico?

A durabilidade depende do procedimento realizado, dos hábitos do paciente (ranger dos dentes, morder caneta, etc.), do consumo de alimentos e bebidas com muito corante, se é fumante, entre outros.

Mas o fator mais importante para durabilidade do tratamento são hábitos corretos de higiene oral (seguir as orientações sobre escovação e fio dental) e as consultas de manutenção no cirurgião-dentista.

Tenho um dente que ficou bem escuro depois que fiz “tratamento de canal”. O que devo fazer?

A técnica de clareamento mais indicada é o clareamento interno. Realizado no consultório, consiste em colocar um produto dentro do dente para promover o clareamento. Porém, a prescrição do tratamento é feita mediante um exame prévio e criterioso do dente em questão para verificar se não há outro tratamento mais indicado, como por exemplo, facetas ou coroas totais.

O clareamento enfraquece o dente?

O clareamento, desde que bem indicado e executado, não causa enfraquecimento dos dentes, pois sua ação restringe-se apenas ao aspecto da coloração.

Qual a vantagem de fazer implante?

O implante é a única alternativa protética que promove a preservação do tecido ósseo. O fato de ser instalado dentro do osso é o seu diferencial, pois paralisa o processo de atrofia óssea que teve início com a remoção do dente.

Perdi meus dentes faz muito tempo, mesmo assim posso fazer implante?

É preciso uma avaliação prévia. Primeiro é feito um exame detalhado analisando a condição óssea, gengival e a harmonia do sorriso com as linhas faciais e solicitado uma tomografia computadorizada (um exame mais preciso para análise de espessura e altura óssea). Com todas essas informações, é realizado um plano de tratamento que poderá indicar uma cirurgia de regeneração óssea prévia para, posteriormente, instalar os implantes.

Vi uma reportagem que mostrava a colocação de um pino no osso e, já no outro dia, o paciente estava com dente. Todo mundo pode fazer isso?

Esta técnica é chamada de carga imediata. A evolução das técnicas, materiais e dos implantes permitem que, na cirurgia de instalação do implante, o mesmo seja monitorado e sabe-se com que estabilidade este implante foi instalado. Quando se obtém uma alta estabilidade, o implante tem condições de suportar uma prótese. Essa técnica, porém, não é possível para todos os casos.

Colocar aparelho é só para ficar bonito?

As indicações para realizar um tratamento ortodôntico são, primeiramente, proporcionar um bom alinhamento dos dentes, evitar perdas dentárias e proporcionar facilidade para higienização e uma distribuição equilibrada das forças mastigatórias. Com o término do tratamento, o paciente usufrui também do benefício estético.

Quando está indicado realizar o “tratamento de canal”?

Quando os tecidos vivos do dente (nervo e vasos sanguíneos) encontram-se inflamados, infeccionados ou quando perderam a vitalidade, em geral por cárie ou trauma.

Por que quando abro e fecho a boca escuto um barulho?

Na cabeça tem uma articulação chamada articulação temporomandibular (ATM), que é responsável pelos movimentos essenciais na nossa vida, como falar, comer, rir, cantar, etc. Quando ocorre uma alteração nesta articulação, um dos primeiros sinais são os “barulhos” (estalidos), os quais precisam ser examinados afim de que se possa elaborar um plano de tratamento

Tenho dores de cabeça frequentes, elas podem ter relação com os dentes?

Sim, pois alterações nos músculos mastigatórios, na articulação (ATM) e nos dentes podem causar dores de cabeça.

O que é bruxismo?

É uma força excêntrica gerada no contato dos dentes superiores com os dentes inferiores de forma involuntária. Devido à sua intensidade (pode ser até quarto vezes maior que a força alimentar), é extremamente prejudicial para dentes e articulação.

Quais os sintomas do bruxismo?

Barulhos; desgaste dentário; dores na face, cabeça e pescoço.

Quais as consequências do bruxismo?

Pode afetar os dentes, músculos ou a articulação (ATM). Nos dentes, pode gerar dores que levam ao “tratamento de canal” e/ou um acentuado desgaste. Nos músculos pode causar uma sobrecarga a qual dá origem aos pontos gatilhos miofaciais (trigger points), os quais dão origem a dores referidas, ou seja, em locais diferentes da localização primária deste ponto. Na articulação (ATM), o bruxismo causa microtraumas intra-articulares, levando a processos degenerativos ósseos, como a osteoartrite e a osteoartrose.

Atendimento por Whatsapp!
ATENDIMENTO
Por WhatsApp
Respondemos em  poucos minutos